sábado, 29 de agosto de 2009

Da Paternidade...

Já há alguns anos eu tenho dentro de mim uma vontade enorme de ser pai. Fui casado por 7 anos, e por 5 anos decidimos que não era o momento; ora por questões financeiras ora por outras prioridades, mas planejávamos um filho como quem agenda uma reunião. Tivemos inclusive a prepotência de escolher o signo do bebê.

Talvez essa insolência com o destino tenha sido a causa pela qual essa gravidez nunca veio, mesmo quando desejamos que viesse.
Meu casamento terminou e essa idéia de ser pai anda tão fixa na minha cabeça que passei a ter um olhar totalmente diferente sobre algumas coisas que dizem respeito a crianças e um carinho anormal por mulheres grávidas. De alguma forma isso parece reagir com o mundo, nesses últimos meses quase toda vez que toco a barriga de uma mulher grávida o bebê chuta.

Comecei a pensar na minha ânsia pela paternidade e que a reação do bebe não necessariamente pode ter sido por uma sensação boa.

Começo a duvidar se estou preparado para ser pai. O destino quis que não acontecesse, e o pai que quero ser exige um homem que eu não sei se sou hoje. A começar pelo fato de estar solteiro e sozinho, quero ser pai de uma criança fruto de um amor forte e verdadeiro, e cada vez mais isso parece mais distante. Esse pai também precisa ser emocionalmente forte e eu me sinto cada vez mais vulnerável.

Li um texto uma vez que dizia que um sábio muito temente a Deus havia subido a montanha com seus seguidores para um retiro. De lá, ele avistou sua vila ser atacada por bárbaros que saqueavam, queimavam a cidade, aprisionavam mulheres e crianças e matavam os homens.
Vendo aquilo o sábio se ajoelha próximo a beira da montanha e em alto e bom som diz que gostaria de ser Deus naquele momento.
Os discípulos, decepcionados, questionam o sábio porque esse sentimento. Como ele pôde blasfemar dessa forma querendo ser Deus para interferir no que acontecia como se afirmasse que Deus estava errado.
O sábio então explica que não queria ser Deus para mudar nada, mas sim para entender o que estava acontecendo.

Tenho fé que ainda serei pai um dia, e um dia eu revisitarei essa reflexão com uma sensação de vitória. Por enquanto, ser Deus já me bastava...

2 comentários:

  1. Lembra de uma passagem bíblica que lhe mostrei certa vez e vc me disse que somente a última frase lhe chamou a atenção?
    Ela era de 2Co 12, 7-10 e acho que de certa forma reflete todos os seus textos ( ela fala do medo, fala das coisas preparadas por Deus, aqueles 15 segundos que ganhou na manhã indo para o trabalho, fala de estar preparado, fala de ouvir e fala da verdade)
    Ela diz assim: "E, para que eu não me ensoberbecesse com a grandeza das revelações, foi me posto um espinho na carne, para me esbofetear a fim que não me exalte. Por causa disto, três vezes pedi ao Senhor que o afastasse de mim.Então ele me disse: A MINHA GRAÇA LHE BASTA, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo. Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias,nas necessidades, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, então é que sou forte."

    Talvez faça mais sentindo explicando quem foi a pessoa que escreveu isto. Não sei se já ouviu falar de Paulo.Eu não, pelo menos até comprar minha ultra mega power bíblia que falta falar...rsrsrs
    Paulo era perseguidor dos fiéis de Cristo logo sua morte,durante uma perseguição fanática aos seguidores do "caminho"uma luz sobrenatural o cegou e ele ouviu a voz de Cristo. Confrontado pelo próprio Cristo, a vida de Paulo foi permanentemene redirecionada. Seu zelo como mensageiro de Cristo foi tão intenso quanto foi o de perseguidor de Cristãos.

    ResponderExcluir
  2. Durante sua vida Paulo sobreviveu a tremendas oposições e torturas e escreveu epístolas para instruir e encorajar aqueles que se tornaram cristãos. Paulo foi presos várias vezes e muitas de suas cartas foram escritas na prisão.
    Através de seu testemunho muitas vidas foram ganhas para Deus. Paulo era fraco e doente ( provavelmente este seja seu espinho na carne). De todos os apóstolos, pelo que conheci até agora na bíblia Paulo foi o que mais agiu, a grande maioria dos textos do novo testamento foram escritos por ele.
    A diferença entre Paulo e o seu sábio foi que em momento algum ele quis ser Deus para entender o que acontecia, ele simplesmente ACREDITOU que Deus tinha um propósito maior para tudo aquilo acontecer. Deus fez de Paulo um perseguidor para provar aos cristãos o quanto ele podia agir na vida de uma pessoa ( imagina o medo dos novos cristãos quando Paulo foi conversar pela primeira vez com ele?) Apesar das palavras de Paulo serem duras na grande maioria de suas cartas, a sua aparência mostrava sua real fraqueza.
    O mesmo aconteceu com Davi. Ele era pequeno e passava despercebido. Mas Deus viu sua grandeza em seu coração. Todos lutaram com o gigante, mas nenhum conseguiu vencer. Sabe qual foi a diferença entre Davi e os demais? com certeza não foi a pedra que ele usou... Mas sim porque diferente de todos, Davi não enxergava um gigante quando via golias. Ele apenas enxergava um oponente e assim como em outros momentos sabia que Deus o capacitaria para a luta.E não é de se ver que o menor foi o maior entre todos daquele tempo?
    Deus capacita. Todas as provas, todas as tribulações, tudo que tem vivido até este dia é para te fazer um pai melhor.
    Hoje eu sei, apesar de muito pesar no coração e de muitas vezes desejar ardentemente que muita coisa não tivesse acontecido na minha vida, que tudo que eu vivi teve um propósito. Muitas vezes eu descubro isto quando Deus me coloca na frente de alguém para dar um testemunho ou quando eu realmente aprendo com meus erros. E seu sei que tenho sido capacitada dia a dia para viver meu sonho...
    Vai ver por isso sempre me encantei com filmes como harry potter ou narnia e até mesmo história sem fim... Ali as coisas acontessem por algo acima de todos, ou simplesmente dizendo por MAGIA...
    A magia da vida... as coisas acontecessem porque devem acontecer... não devemos nos questionar porque as coisas são assim, mas ter a certeza que por magia elas seram superadas...
    Meu pai nunca foi um homem perfeito... na verdade eu só descobri a grandeza dele quando ele morreu... Mas eu o vi sendo transformado pela presença de Deus na sua vida... Ele foi meu testemunho... E hoje só acredito em Magia por conta dele... Ele é presente mesmo ausente...
    Este é o tipo de pai que está preparado para ser... é nisto que eu creio...
    No momento em que acha que está menos preparado é que eu diria que está realmente pronto...

    ResponderExcluir