quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Do Medo...

Sentimento dos covardes é a primeira coisa que me vem na cabeça! Como alguém que se paralisa em situações em que devia agir, quando devia tomar atitude. Em outra visão, é o mais puro sentimento de instinto de sobrevivência. De uma forma ou de outra é o sentimento mais egoísta do ser humano.

Ás vezes é normal sentirmos pesar por aqueles que não tem coragem, mas estas são as pessoas que mais merecem ser hostilizadas porque pensam só nelas, e na maioria das vezes sua ações ou omissões prejudicam mais a si mesmo que as outras pessoas.

Citando Guimarães Rosa: “O medo é a extrema ignorância em momento muito agudo.”

Sabe por que não temos o medo na mesma categoria que o ódio, a mesquinharia, a crueldade, a vingança e outros tantos sentimentos vis? Porque todos sentimos medo. Ele é tão comum no ser humano quanto o sangue que corre nas veias. Alguns podem lidar melhor com certos tipos de medo, mas não haverá quem não se depare com seu arqui-rival em algum momento na vida; e então ele te paralisará.

Paralisar por medo é como perder sem disputar, é o fim da honra, é o cúmulo da fraqueza e, seja você quem for, vai passar por isso.

Prepare-se para a derrota! Não há quem seja invicto nas batalhas contra seus medos. Atitudes, que podem findar como positivas ou negativas, serão geradas por ações onde o medo lhe dominou. Ao não atravessar uma ponte de cordas a ponto de ruptura por medo de cair você pode ter ganho alguns anos de vida; mas ao virar as costas a uma oportunidade de ser feliz pode ter lhe proporcionado alguns anos de morte, uma vida sem vida.

O arrependimento normalmente acompanha o medo, e a sensação de fracasso pode ser o ingrediente fatal para transformar o medo em fobia. Como combatê-los, não sei. Aqueles medos que sei superar é porque encontrei onde me apoiar para fechar as portas do meu coração. Aqueles medos que não consigo lidar, ainda me fazem cometer erros absurdos e são meus companheiros de jornada, e em alguns momentos, onde tudo mais fraqueja, são o guia.

Aqui estarão até que meu coração produza anticorpos precisos para combatê-los ou enfraquecê-los. Hoje, este coração aguarda moléculas de fonte externa para compor o anticorpo perfeito para pôr fim a esse parasita mortal.

Não espere a vacina, seus medos são só seus e a composição deles é como uma molécula de DNA, não há clones.

Um dos efeitos do medo é perturbar os sentidos e fazer com que as coisas não pareçam o que na realidade são, por isso, tenha medo e os aceite, mas também tenha coragem e enfrente-os. E lembre-se que enfrentar o medo é uma guerra, e que batalhas serão perdidas e vidas maculadas antes da glória final.

Se o medo é o instinto de sobrevivência, a coragem é o instinto de viver!

Um comentário:

  1. Li certa vez uma frase que diz o seguinte:
    "O sucesso não é o final e o fracasso não é fatal, o que conta é a coragem para seguir em frente."
    Só é possível saber se o medo pode ser vencido, quando segue-se em frente... Pense nisso!!!

    ResponderExcluir